DENSITOMETRIA ÓSSEA
“Meus ossos estão fracos!”
Tenho certeza que você já ouviu essa frase de um parente ou amigo. Aí pode ser que se pergunte: o que é a “força” do osso e como avaliá-la? Essas respostas conheceremos aqui, em mais um artigo de nosso blog especialmente preparado para você, cliente AMD Saúde!
DENSIDADE ÓSSEA
Diversas células formam nossos ósseos, predominando as que são capazes de depositar cálcio no meio ao redor ela se encontra (células chamadas osteócitos).
Assim, um osso “denso”, isto é, “forte” é aquele com muito cálcio, certo? Está parcialmente correto, pois o cálcio é fator determinante mas não é o único que atua na deposição óssea.
AUMENTANDO A DENSIDADE ÓSSEA
Como dito, apenas a presença de cálcio não é o suficiente para tornar o osso resistente. São necessários outros elementos presentes para a saúde óssea, como:
-Níveis adequados de vitamina D;
-Exposição à luz do sol;
– Prática de exercícios físicos;
Hábitos saudáveis de alimentação, dentre outros.
Esses fatores atuam conjuntamente para que mais cálcio seja depositado no osso.
PREJUDICANDO A DENSIDADE ÓSSEA
Por outro lado, diversas condições podem afetar a saúde óssea, fazendo com que a densidade reduza, tornando a pessoa em maior risco para fraturas. São exemplos:
– Redução dos hormônios menstruais (menopausa);
– Doenças renais crônicas;
– Consumo de refrigerantes;
– Falta de exposição solar, como quem mora nos polos do planeta;
– Alterações na tireóide, etc.
AVALIAÇÃO ÓSSEA – DENSITOMETRIA
O exame que realiza a avaliação da densidade mineral dos ossos chama-se densitometria óssea.
Trata-se de um exame simples, rápido e parecido com uma radiografia. A pessoa fica deitada em um máquina aberta (que não causa fobia ou medo a local fechado) e rapidamente são obtidas as imagens.
Na densitometria, mais frequentemente são realizadas radiografias da coluna lombar e do colo femoral (porção inicial do osso fêmur, na coxa), mas também podem ser de outras partes, como do osso rádio do antebraço.
Feitas as imagens, um médico radiologista as avalia quanto à qualidade e o aparelho de densitometria fornece um relatório. Este relatório compara a densidade de cada porção óssea estudada com a de outras pessoas de idade similar e mesmo sexo, fornecendo uma ideia comparativa com o resultado de outras.
Os resultados da densitometria podem ser expressos como:
Normal: a densidade dos ossos da pessoa é similar às das demais pessoas.
Osteopenia: leve redução da densidade óssea.
Osteoporose: acentuada redução da densidade dos ossos da pessoa examinada.
POR QUE REALIZAR A DENSITOMETRIA
Amigo (a) cliente AMD Saúde, vimos que a densitometria óssea expressa a condição de nossos ossos, o seja, denota a resistência deles.
É um exame importante para todas as pessoas, e fundamental em algumas condições especiais:
Mulheres acima de 50 anos: as alterações hormonais da menopausa fazem com que reduza a formação óssea e sua densidade. Medidas como a reposição hormonal podem reduzir esse processo, e a densitometria é fundamental para acompanhar se o tratamento está tendo sucesso. Mulheres que possuem osteoporose podem apresentar redução de altura (por “encolhimento” das vértebras pouco densas de cálcio e ainda facilidade para fraturas como na coluna e fêmur.
Pessoas que utilizam corticoides: pacientes que apresentam determinadas doenças, como as reumáticas (artrite reumatoide e lupus, por exemplo), podem necessitar utilizar medicamentos chamados de corticosteroides (ou resumidamente corticoides). Essa droga é excelente quando bem utilizada, no entanto tem como efeito colateral a redução da densidade óssea. Portanto, usuários de longa data ou frequentes de corticoides devem ter sua massa óssea acompanhada pela densitometria.
A DENSITOMETRIA É PERIGOSA?
Não! O exame utiliza baixíssimas doses de radiação, o que procuramos evitar por precaução apenas no período inicial da gravidez. Não é uma dose associada a complicações.
No demais, a densitometria é rápida e segura.
DENSITOMETRIA ÓSSEA EM CARAJÁS
A Clinica AMD Saúde está trazendo para Marabá e região a tecnologia da densitometria óssea!
É a sua oportunidade de estudar sua saúde dos ossos, podendo obter diagnósticos que venham a evitar no futuro complicações como fraturas por quedas e até espontâneas (e uma vez fraturado, muitos problemas se seguem, como risco de infecção, trombose, perda de movimentos, prolongado período acamado e até a morte).
A Clínica AMD Saúde oferece o exame para você e muito mais: é o resultado mais rápido da cidade! Você recebe o laudo (resultado) pela internet (sem perder tempo e dinheiro de precisar voltar na clínica) em no máximo 24 horas, e se for urgente lhe entregamos em 3 horas! Imbatível!
Você sabe, na clínica AMD Saúde o seu resultado é ágil e de qualidade, sempre laudado por médicos especialistas reconhecidos. O futuro chegou em Carajás: densitometria é AMD Saúde!
Venha conhecer!
Só a AMD Saúde Clínica de Tomografia oferece um cuidado assim em todo Carajás!
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a salvar vidas!
Atendimento rápido, especializado e humanizado você encontra aqui, na AMD Saúde!
AMD Saúde ❤ Clínica de Tomografia
💙Agendamentos no zap:
(94) 3198 1210
Como a AMD Saúde pode ajudar você ?
A clínica de tomografia AMD Saúde é especializada em todos os exames de tomografia.
Conta com médicos especialistas com RQE (Registro no conselho de Medicina) com título do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia), as melhores tecnologias do país em radiologia com alta precisão e a experiência de mais de 1 milhão de laudos realizados em todo Brasil.
Tudo para garantir que seus laudos sejam entregues em até 3 horas.
Agende agora a sua Tomografia de forma fácil e rápida via telefone, whatsapp ou site.