Estimada(o) parceiro AMD Saúde, parabéns por chegar até aqui! Vamos juntos ver algumas dicas sobre como ler com segurança o resultado do seu exame, e evitar preocupações até o dia de sua consulta!
– A tomografia é um exame que utiliza elevada tecnologia e fornece detalhes do interior do seu corpo, porém, é impossível olharmos para ele sem conhecer você, a pessoa que realizou o exame!
– Seu médico provavelmente preencheu informações a respeito do seu quadro de saúde, o que vai direto para os nossos médicos radiologistas da AMD Saúde, que passam a estudar o seu exame de forma específica, humanizada e direcionada ao que você sente.
– Cuidado para não se assustar ao ler palavras incomuns, os chamados “termos técnicos”. Uma palavra ou expressão bem estranha pode não representar nenhuma preocupação. Exemplos:
– Gostou? Tem mais dica na área! Ainda que a tomografia seja um exame ma-ra-vi-lho-so, ela tem as suas limitações. Por exemplo, em casa não escolhemos o bule para colocar a água gelada, nem a jarra para pôr o café quente. Assim como o bule serve ao café e a jarra serve à água gelada, cada tipo de exame detecta um tipo de alteração diferente. Exemplo: a tomografia não é o melhor método de imagem para ver o conteúdo da nossa vesícula biliar (aquela famosa da “pedra na vesícula”!). Quando isso acontecer e o exame não puder concluir algo com garantia para o seu médico, não se preocupe! Nossos médicos irão detalhar no seu laudo qual a melhor forma de cuidar de você e apontar qual o melhor exame que você precisa, dentre as dezenas maneiras de se estudar a pessoa por meio do diagnóstico por imagem. Isso é cuidado individualizado e humanizado para você!
– Evite comparar seus resultados com o de outras pessoas. Cada um de nós é único, e o mesmo um aspecto semelhante na imagem pode significar coisas diferentes para mim e para você. Por isso, procure apresentar seu exame apenas ao seu médico de confiança, que saberá interpretá-lo de acordo com a sua condição de saúde.