Mastoidite

Mastoidite

Mastoidite

O que é a Mastoidite?

A principal causa é o tratamento inadequado ou o não-tratamento de uma otite média aguda.

Mastoidite é a infecção que ocorre no ouvido médio e pode se espalhar, chegando até o osso mastoide.

Os sintomas mais característicos da mastoidite são: Febre, secreção amarelada, dores no ouvido e ao redor, de forma latejante e persistente, inchaço e vermelhidão atrás da orelha, sensibilidade atrás da orelha, inchaço atrás dos olhos, cansaço, irritabilidade, redução gradual da capacidade auditiva no ouvido afetado e a formação de abscesso no osso.

Após avaliação clínica (com clínico geral, otorrino ou pediatra) são geralmente solicitados exames de sangue e tomografia computadorizada da mastoide, para averiguar detalhes dos ossos do ouvido e processo inflamatórios.

Se não logo diagnosticada e tratada, a mastoidite pode se tornar grave podendo provocar: Perda auditiva irreversível, meningite, sepse e abcesso cerebrais.

Quais são as causas

Geralmente, a mastoidite surge como consequência de uma otite média aguda que não foi tratada ou que foi tratada incorretamente, o que pode acontecer ao utilizar doses erradas, interromper o uso antes do momento indicado ou quando o antibiótico utilizado não é suficiente para eliminar o microorganismo causador, por exemplo.

Os microrganismos que mais frequentemente costumam causar este tipo de infecção são os Staphylococcus pyogenesS. pneumoniae e S. aureus, que são capazes de disseminar-se do ouvido até atingir os ossos.

Como é feito o tratamento

O tratamento da mastoidite é orientado pelo otorrinolaringologista, e geralmente é feito com o uso de antibióticos por via venosa, como Ceftriaxona, por exemplo, durante cerca de 2 semanas.

Caso haja a formação de abscesso ou caso não haja melhora clínica com o uso de antibióticos, pode ser indicada a drenagem da secreção, através de um procedimento chamado miringotomia ou, em casos mais graves, pode ser necessária a abertura da mastóide.

Possíveis complicações

Uma mastoidite muito grave ou tratada de forma incorreta pode provocar:

  • Surdez;
  • Meningite;
  • Abscessos cerebrais;
  • Infecção disseminada pelo sangue, conhecida como sepse.

Quando provoca complicações, significa que a mastoidite está muito grave e necessita de um rápido tratamento a nível hospitalar, pois, do contrário, pode até provocar a morte.

O que é a tomografia de maistoide ?

A Tomografia Computadorizada de Mastóides é o melhor exame para avaliação das estruturas do ouvido interno.

Ao realizar a tomografia computadorizada de Mastóides são obtidas imagens de alta resolução que podem ser reconstruídas em diferentes planos ortogonais para obter o máximo de informações. As principais indicações para esse exame são alterações auditivas e de equilíbrio.

Trata-se de um exame simples, eficaz, indolor, não invasivo, com poucas contraindicações e seu resultado é tão rápido quanto sua realização.

A realização de tomografia de ouvido/mastoide é de grande relevância na investigação de muitas doenças, entre as quais podemos citar:

  • estudo da perda auditiva;
  • estudo otite média crônica;
  • avaliação de implantes cocleares;
  • labirintite;
  • osteosclerose;
  • infecções de repetição;
  • avaliação do colesteatoma;
  • estudo da deiscência do bulbo jugular ou canal carotídeo;
  • estudo de malformações; e outros.

Desse modo, com a tomografia de ouvido, pode-se obter o diagnóstico para várias patologias, possibilitando o melhor método de acompanhamento e tratamento para cada caso. Citamos apenas alguns exemplos de doenças, porém este exame é de grande importância para ajudar a detectar muitas outras.

A necessidade de  realização do exame ocorre se forem notados os seguintes sintomas  e sinais:

  • perda auditiva;
  • dor de ouvido;
  • pressão no ouvido;
  • secreção do ouvido;
  • zumbido ou Zunido no ouvido;
  • cefaleia / dores de cabeça;
  • tonturas / vertigens; outros que apresentam incômodo ao aparelho auditivo.

Percebendo algum desses sintomas, procure seu médico.

Como funciona a realização deste exame ?

Após o horário previamente agendado, orientações recebidas e preparo feito de maneira correta, no dia da realização do exame orienta-se que o paciente se atente a alguns cuidados, quais sejam:

  • utilizar preferencialmente roupas leves, de algodão, e que não contenham itens metálicos (botões e zíper), incluindo roupas íntimas. Caso seja necessário, você será orientado (a) a trocar de vestimenta antes do exame, vestindo então uma bata oferecida pela clínica;
  • retirar adornos metálicos como brincos, colares, piercing, relógios, entre outros.

Após esses cuidados, o paciente é colocado de barriga para cima na maca, a qual deslizará para o interior do aparelho de tomografia computadorizada, facilitando a aquisição de imagens.

O exame é realizado por um técnico de radiologia. O paciente deve ficar imóvel por alguns instantes para a obtenção das imagens. Caso sinta algum desconforto durante o exame, o paciente poderá comunicá-lo ao técnico responsável por meio do comunicador existente no aparelho.

Pode haver necessidade de uso de contraste, o que aumenta a acurácia diagnóstica. O contraste é uma substância líquida, injetada na veia, durante a realização do exame. Em alguns casos, pode ocorrer gosto metálico na boca e sensação de calor, que passa em alguns instantes.

Como a AMD Saúde pode ajudar você?

clínica de tomografia AMD Saúde é especializada em todos os exames de tomografia.

Conta com médicos especialistas com RQE (Registro no conselho de Medicina) com título do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia), as melhores tecnologias do país em radiologia com alta precisão e a experiência de mais de 1 milhão de laudos realizados em todo Brasil.

Tudo para garantir que seus laudos sejam entregues em até 3 horas.

Agende agora a sua Tomografia de forma fácil e rápida via telefone, whatsapp ou site.

Dr. André Madeira

Dr. André Madeira

Dr. André Madeira, médico radiologista e titular do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais