Recebendo um diagnóstico de câncer

Recebendo um diagnóstico de câncer

Prezado amigo e amiga AMD Saúde, bem-vindo a mais uma matéria no nosso blog! Hoje trataremos de um tema delicado, o câncer.

Infelizmente, o câncer está entre as principais doenças do nosso tempo, dividindo com as causas cardíacas a liderança das causas de óbito no Brasil segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).1

Receber um diagnóstico oncológico (de câncer) nos fragiliza, sensibiliza, mas é importante nos colocarmos de pé para a luta. E, na batalha, a AMD Saúde é parceira! Nossos exames de imagem, especialmente a tomografia computadorizada, têm a capacidade de detectar a extensão do problema, por exemplo: um câncer de mama pode alcançar o fígado, os pulmões, os ossos etc. A tomografia verifica profundamente e permite ao seu médico saber se algo assim aconteceu ou não.

________________________________________________________________________________________________________________

O tipo de tratamento que o médico oncologista realiza depende dos resultados da tomografia! Afinal, ela nos diz a extensão do tratamento: se localizado, ou se extenso incluindo órgãos distantes do local inicial do problema.

________________________________________________________________________________________________________________

A AMD Saúde é especialista em realizar exames de estadiamento e acompanhamento do câncer. Entenda:

Estadiamento: consiste em saber quais locais o tumor já pode ter atingido (como profundidade da lesão e se há outros órgãos e gânglios envolvidos), com o objetivo de definir qual a melhor forma de tratamento (por exemplo, se é caso de operar ou não). O estadiamento é realizado logo após o diagnóstico.
Acompanhamento: após feito o estadiamento e iniciado o tratamento, seu médico precisa acompanhar como o problema inicial se comportou, por exemplo, se reduziu de tamanho. Para isso, é fundamental recorrer à tomografia!

Entenda estadiamento e acompanhamento

Como são feitos os exames de tomografia para o câncer?

Os exames de tomografia para estadiamento ou acompanhamento do câncer devem ser feitos preferencialmente com contraste, que nada mais é do que uma substância injetada na veia que faz com que algumas estruturas no corpo apareçam “mais brilhantes”, destacadas, favorecendo a identificação de quando há algum problema.

Embora os exames realizados sem contraste não possam ser menosprezados, especialmente no contexto oncológico injetar contraste pode fazer toda a diferença. A quantidade de contraste utilizada depende do peso da pessoa e do segmento do corpo a ser examinado, ficando em geral em cerca de 60-120 ml.

O mais comum é que no estadiamento, isto é, logo após a descoberta do câncer, seja solicitado que a pessoa faça exame de tomografia de diversas partes do corpo, com o objetivo de identificar se há sinais da doença não apenas no local que começou, mas em outros locais distantes (a chamada pesquisa de metástase). Então, é comum uma pessoa receber a prescrição de realizar três ou até quatro tomografias com contraste para estadiamento (exemplo: tomografias do crânio, do tórax, do abdome superior e do abdome inferior).

AMD Saúde oferece exames de estadiamento e acompanhamento com qualidade diferenciada

Nossa clínica oferece exames de elevada qualidade técnica para a realização de exames oncológicos, por meio de nossa bomba de infusão de contraste, pioneira na região em exames de imagem.

Essa “bomba de infusão” consiste em um aparelho que permite ao contraste ser colocado de forma homogênea no corpo, controlando-se o fluxo e a velocidade de administração, conferindo mais segurança ao paciente e qualidade ao exame!

Conheça mais sobre as vantagens de utilizar a bomba de infusão da AMD Saúde em exames oncológicos neste link: https://amdsaude.com.br/bomba-de-infusao

Etapas de um exame com contraste realizado na bomba de infusão AMD Saúde

Bem, vamos conhecer melhor como funcionam as tomografias com contraste nas pessoas que estão realizando estadiamento e acompanhamento.

A porção do nosso corpo mais rica em fornecimento de informações após a realização de uma tomografia com contraste é o abdome. O exame é um só, a pessoa realiza em apenas um momento, mas tecnicamente para o estudo pode ser dividido em até quatro etapas (ou fases), ou de acordo com a prescrição médica específica para o caso. Conheçamos:

Fase sem contraste: momento inicial do estudo quando são obtidas imagens de tomografia “simples”, ou seja, antes da colocação do contraste na veia.

Fase arterial: é o momento em que o contraste foi injetado há pouco tempo, tendo saído da veia do braço, chegado ao coração e distribuído diluído no sangue para as artérias – vasos que levam sangue oxigenado do coração aos órgãos. Nesta fase, o exame feito com o padrão AMD Saúde, utilizando bomba de infusão, permite estudar com precisão, por exemplo, as artérias como a aorta e o contorno dos rins. A fase arterial é realizada cerca de 30 segundos após a administração do contraste.

Fase portal: segundo momento do exame, o sangue com contraste faz “brilhar” a veia porta no fígado (daí o nome “portal”), e permite ver com realce detalhado órgãos como o fígado e baço, tornando-se mais identificável caso exista algum nódulo ou lesão neles (já que alterações não vão apresentar o mesmo padrão de realce diante do contraste que o órgão saudável). A fase portal costuma ser realizada cerca de 60-70 segundos após a administração do contraste.

Fase tardia: última fase do exame de tomografia contrastada do abdome, é aquela em que o contraste já foi retirado do sangue devido à circulação, e agora podemos vê-lo sendo eliminado pela urina. Esta fase é ótima para se avaliar tumores que podem afetar os elementos do sistema urinário (como a bexiga e os ureteres). Costuma ser realizada somente após 5-10 minutos da administração do contraste

Fase tardia de um exame de tomografia da pelve com contraste. O meio de contraste, branco, preenche a bexiga e permite ao médico estudar se há alguma lesão na parede do órgão (não há nessa imagem).
Fonte: Arquivo do autor.

Veja como utilizar o contraste enriquece os dados do seu exame! Para você é apenas um momento, mas a análise para o radiologista e para seu médico fica bastante completa por poder estudar diferentes momentos desde antes até depois do contraste.

O modo AMD Saúde de cuidar de você e do seu exame faz toda diferença!

Você já percebeu que realizar exame de tomografia para fins oncológicos não segue a ideia de “qualquer um está bom”, ou “todo lugar faz igual”. A tecnologia AMD Saúde com tomógrafo de última geração e nossa bomba de infusão, faz toda a diferença para produzir uma imagem adequada a ser interpretada por nossos médicos radiologistas.

Deseja marcar seu exame? Entre em contato conosco: _____ link/zap

Referências:
1 – Tábuas completas de mortalidade: Brasil 2021. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9126-tabuas-completas-de-mortalidade.html?=&t=resultados

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a salvar vidas!
Atendimento rápido, especializado e humanizado você encontra aqui, na AMD Saúde!

AMD Saúde ❤ Clínica de Tomografia

💙Agendamentos no zap:
(94) 3198 1210

Como a AMD Saúde pode ajudar você ?

clínica de tomografia AMD Saúde é especializada em todos os exames de tomografia.

Conta com médicos especialistas com RQE (Registro no conselho de Medicina) com título do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia), as melhores tecnologias do país em radiologia com alta precisão e a experiência de mais de 1 milhão de laudos realizados em todo Brasil.

Tudo para garantir que seus laudos sejam entregues em até 3 horas.

Agende agora a sua Tomografia de forma fácil e rápida via telefone, whatsapp ou site.

Dr. Camilo Ramos

Dr. Camilo Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Redes Sociais